Historia

Uma das localidades de ocupação mais antiga de toda a região da Barra, situada no final da Estrada do Joá, ao pé da Pedra da Barra, a Barrinha, como é conhecida, é famosa por sua paisagem bucólica.

 

Charmoso e valorizado, o bairro também é conhecido como “Barra Antiga”, pois foi umas das primeiras áreas da Barra da Tijuca a ser habitada, segundo relato de moradores e comerciantes da área. Isso se deu porque a única via de acesso à região, na época, era a Estrada do Joá.

 

Os pescadores e lavradores que primeiro chegaram à região, no fim do século passado, desbravaram as matas entre a Lagoa da Barra e as encostas da Pedra da Gávea. Outros moradores foram atraídos por ser uma área tranquila, relativamente isolada e um bairro praticamente inexplorado.


Abrange a região no entorno da praça Desembargador Araújo Jorge, que reúne restaurantes antigos como Bar do Oswaldo e La Violetera, a conhecida “rua dos motéis”, a Delegacia da Barra, além de ser a entrada para a Ilha da Coroa.

 

Sua importância histórica e localização geográfica dão à região o status de "sub-bairro" da Barra da Tijuca. Nas décadas de 1960 e 1970 a Barrinha ficou famosa por seu clima boêmio, onde os cariocas se reuniam e se divertiam nos diversos bares, restaurantes e motéis da região.

 

Com a construção do Elevado do Joá, na década de 1970, e com o acelerado desenvolvimento da Barra da Tijuca, a área da Barrinha se manteve como um lugar aconchegante e valorizado pelos moradores e visitantes.


É ainda hoje a única região da Barra da Tijuca que mantém as características de bairro antigo, com pequenas ruas aconchegantes, pessoas conversando na praça e perfeita harmonia entre as áreas residenciais e comerciais.

O BAIRRO
Publicidade
Redes Sociais

Rua Conde D'Eu, 100 | Barra da Tijuca | CEP: 22611-050

Rio de Janeiro | Brasil | Tel: (21) 2484-2251

Copyright @ 2014 – Acibarrinha Rio – Todos os direitos reservados.